Arte

Avenida Paulista comemora 128 anos com programação cultural nos dias 07 e 08/12.

By  | 

Atividades organizadas pela Associação Paulista Viva incluem feira de artes, apresentação de corais, exposição, rodas de conversa e projeção de vídeo no prédio da FIESP

A Avenida Paulista, a avenida mais famosa do Brasil e cartão postal de São Paulo, comemora, no próximo dia 08 de dezembro, 128 anos. Para celebrar a data, a Associação Paulista Viva (APV) programou diversas atividades culturais gratuitas ao longo de sua extensão para o sábado e domingo (07 e 08 de dezembro). “Teremos exposição e rodas de conversa na Casa das Rosas, apresentação de corais, feiras e artes e antiguidades e ainda uma inédita projeção de vídeo na fachada no prédio da FIESP”, afirma Lívio Giosa, presidente da APV que também celebra seus 23 anos de atividades no dia 10/12.

“Um dos objetivos da APV é incentivar ações de relevância socioambiental e promover a cultura e a arte em todas as suas manifestações, contribuindo para a conservação e o enriquecimento do patrimônio histórico e cultural da região e da cidade de São Paulo. É importante estimular a economia criativa na Avenida Paulista, por onde circula mais de um milhão de pessoas por dia e que é um símbolo da cultura paulistana e brasileira”, disse Lívio Giosa, presidente da APV.

No sábado, 07, a programação se inicia às 10h com a apresentação do coral da AEB – Associação Evangélica Beneficente na escadaria da Fundação Cásper Líbero, na Av. Paulista, 900.

No Vão Livre do Masp (Av. Paulista, 1578), acontecerão no sábado e domingo, das 10h às 17h, a Feira de Antiguidades, que há 40 anos reúne colecionadores e expositores em geral; a primeira edição da Feira Paulista de Artes, com exposição de artes plásticas, artesanato urbano, moda, produtos gastronômicos e design, e ainda, simultaneamente a 3ª edição do Festival de Cerâmica.

No domingo (08/12), dia do aniversário da Avenida, a programação tem início às 10h, com cerimônia na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37) com autoridades convidadas, a presidência e diretoria da APV e o público em geral – o evento é aberto – com direito a bolo e parabéns. Na sequência, será aberta exposição temática “Avenida Paulista” com cerâmicas de Má Ferreira (curadoria de Fernando Zelman), cartões de Kirigami de Jorge Nonaka e fotos sobre a via, com curadoria de Valkiria Iacocca. O Coral da Guarda Civil Metropolitana também se apresentará na varanda da Casa das Rosas entre 10h30 e 12h.

Das 10h às 11h30, a banda da GCM – Guarda Civil Municipal apresenta seu projeto “Tocando” São Paulo através de sua Banda Musical, na altura do nº 302 da Avenida.

De volta à Casa das Rosas, das 10h às 16h estará aberta uma exposição temática sobre a Avenida Paulista.

Ressaltando iniciativas que buscam rememorar a história da Avenida Paulista, a Casa das Rosas sediará duas rodas de conversa de uma hora cada para abordar o tema no domingo. A partir das 11h30, o publicitário Marcus Vinicius Uchoa conversará com o público sobre o projeto ‘Janela da História’, que visa a reconstrução digital da Avenida Paulista e seus casarões do início do século XX, entre os anos de 1900 e 1935. O segundo bate-papo será pela tarde, às 15h, com Luciana Cotrim, escritora da série ‘Avenida Paulista’. A iniciativa desenvolvida pela pesquisadora do SENAC conta as histórias de mais de 80 casarões e das famílias que moravam na Avenida e também dos edifícios que foram construídos em seus lugares.

Como encerramento do final de semana de comemorações, a FIESP, na Av. Paulista, 1313, realizará às 19h em sua fachada a projeção de um vídeo de 10 minutos do ‘Janela na História’, de Marcus Vinicius Uchoa. Para homenagear a via, durante toda a semana do dia 09, o Shopping Cidade São Paulo, na Av. Paulista, 1230, projetará em seu painel de LED externo a frase ‘Aniversário de 128 anos da Avenida Paulista’.

A Associação Paulista Viva – APV, responsável pelas ações, é uma organização da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos que trabalha pela melhoria da qualidade de vida, preservação, segurança e valorização da região da Avenida Paulista.

APV nas mídias sociais:
Site: www.associacaopaulistaviva.org.br
Facebook: /associacaopaulistaviva
Instagram: @paulistaviva

Divulgação. Fotos: Divulgação e Internet/Reprodução.

Curta Passaporte Cultura

Foi editora e responsável pela criação da Revista ‘Viver Nutrilite’ e redatora da BCS Comunicação. Trabalhou como repórter freelancer para diversos veículos de comunicação cobrindo shows internacionais, nacionais e eventos. Foi Assessora de Imprensa nas áreas de beleza, moda, saúde e bem-estar na Papiro Comunicação e Know How Comunicação. Foi Assessora de Imprensa da Ana Massella Dermatologia e Clínica Estética. Atualmente é editora de conteúdo do site Passaporte Cultura e repórter colaboradora do Site Gossip. Jornalista por formação, cidadã do mundo e de bem com a vida. Apaixonada por Deus, viagens, Bon Jovi, cinema e séries, SPFC, rock, Dalí e Ayrton Senna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *