Arte

Conheça o Memorial e a Praça Ayrton Senna em Cabo Frio.

By  | 

Por Claudia Skobelkin.    Fotos: Claudia Skobelkin e Internet/Reprodução..   

                                                                                                                       
Considerado o melhor piloto da história da F1 até hoje e ainda sendo o maior ídolo do esporte no país, o tricampeão mundial Ayrton Senna da Silva (21/03/60-01/05/1994), ainda vive na mente e no coração dos brasileiros. E como hoje é o aniversário dele,( Senna faria 56 anos), nada melhor do que homenagear através de um texto, aquele que por 10 anos emocionou os nossos domingos e nos deu tantas alegrias.Graças ao bom gosto do meu pai, que me ensinou desde pequena a gostar de viagens, SPFC, cultura, Deus, animais, F1 e Ayrton Senna, eu acompanhei todas as corridas do nosso eterno ‘Beco’’, apelido carinhoso dado ao tricampeão pelos familiares e amigos.

Ayrton Senna foi um campeão dentro e fora das pistas, com o seu exemplo de vida, por ser uma pessoa ímpar e um homem de valores morais. Exemplo de determinação, trabalho,superação, foco, paixão,persistência e fé, ele foi e ainda é muito especial.

Não consigo imaginar hoje em dia, quem não se emocione ao ouvir o hino da vitória de Senna. Acho quase impossível uma pessoa não se lembrar do que ela estava fazendo quando ficou sabendo daquela notícia trágica. Eu estava comemorando o aniversário da minha mãe ( um dia antes), em uma churrascaria de São Paulo, ao lado de parentes. Não consegui terminar de comer, chorei o dia todo e a semana inteira.Fiquei trancada no quarto. 
Foi como se eu tivesse perdido um ente querido. Foi como se o Brasil tivesse perdido um ente querido. Só o Ayrton Senna seria capaz de para o país naquele 1 de maio.

E por ser tão querido, Senna ainda recebe documentários, especiais de TV e de rádio, reportagens na mídia impressa e homenagens ao redor do mundo. Cabo Frio participa dessa homenagem,eternizando o legado do Ayrton através de um Memorial e de uma Praça.

O Memorial e Instituto Cultural Ayrton Senna da Silva está localizado dentro da Branca Confeitaria, no centro da cidade e o dono do restaurante ( self- service no segundo andar), seu Afonso Brecha, casado com a Suzy, mãe do Christian Fittipaldi e amigo dos Senna, nos brindou com o seu acervo exclusivo.

O Memorial conta com um capacete raro do piloto (edição limitada), miniaturas de todos os carros/escuderias por onde o Ayrton passou- (coisa mais linda do mundo, dá vontade de levar tudo para casa)-, fotos pessoais do piloto, reportagens antigas, medalhas, bonecos do Senna e do Seninha e itens diferenciados.

A primeira vez em que eu estive no Centro Cultural eu chorei de emoção e quando eu conheci o Afonso, fiz questão de agradecê-lo por dividir o seu acervo pessoal com o público. É sem dúvida alguma um ponto turístico em Cabo Frio para os que amam o automobilismo e o Ayrton Senna.


Há poucos quilômetros da confeitaria e atrás da adega e restaurante Galioto, está localizada a 
Praça Ayrton Senna, construída em 2011 e que conta com quadra poliesportiva, área de descanso coberta com mesinhas e cadeirinhas, mesas de jogos, dois playgrounds e uma pista, parecida com o traçado de Interlagos e ainda o S, do Senna, além de frases, fotos e outros itens que fazem alusão ao tricampeão. E a praça ainda é toda arborizada, um charme, lindinha, ideal para descansar ou ler um bom livro, deixar as crianças brincando ou namorar. Venha conferir. 

🙂    Beijos da russa.

Compartilhar isso...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestPrint this pageShare on LinkedIn

Foi editora e responsável pela criação da Revista ‘Viver Nutrilite’ e redatora da BCS Comunicação. Trabalhou como repórter freelancer para diversos veículos de comunicação cobrindo shows internacionais, nacionais e eventos. Foi Assessora de Imprensa nas áreas de beleza, moda, saúde e bem-estar na Papiro Comunicação e Know How Comunicação. Foi Assessora de Imprensa da Ana Massella Dermatologia e Clínica Estética. Atualmente é editora de conteúdo do site Passaporte Cultura e repórter colaboradora do Site Gossip. Jornalista por formação, cidadã do mundo e de bem com a vida. Apaixonada por Deus, viagens, Bon Jovi, cinema e séries, SPFC, rock, Dalí e Ayrton Senna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *