Lifestyle

O que a pandemia do coronavírus pode nos ensinar?

By  | 

Por Claudia Skobelkin Fotos: Internet/Reprodução.

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada por um novo vírus que nunca havia sido identificado em humanos. O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto.
A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza.

Essa doença surgiu em dezembro de 2019, na China (virus chinês) e infelizmente se espalhou mundo afora ao ponto de ser considerada epidemia. Ainda não há cura- embora muitos pacientes tenham se recuperado enquanto outros chegaram a óbito-, mas os cientistas trabalham para desenvolver vacina contra o coronavírus.

Fonte: Ministério da Saúde.

Eu tenho visto muita gente se preocupar com a possibilidade de adquirir a doença ou com medo de transmitir o Covid-19 para os outros e as pessoas também estão apreensivas com a crise econômica mundial que surgirá por causa do período de confinamento pelo coronavírus, (compreensível e coerente), mas são poucos os que param para pensar: o que a pandemia do vírus chinês pode nos ensinar? Pensando nisso eu fiz uma lista com 11 lições que podemos aprender nessa crise. Fale o que você pensa também, vamos trocar ideias, é saudável! 🙂 Confira:

1- Tire tempo para você.

Ouça a sua música preferida, leia um livro, assista aos filmes e seriados que você gosta, cuide da sua casa, se cuide. Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos em casa, tome sol na janela ou na sacada, etc.

2- Busque a Deus.

Ore, medite, Leia a Bíblia Sagrada, estude.

Eu acredito que Deus permitiu o covid_19 pq Ele quer falar com o mundo e com as pessoas individualmente. Ele está nos dando uma chance, pois Jesus está voltando e quem não estiver com Ele, vai ficar. João 3: 16: ”Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. A pandemia do coronavírus pode ser o início das dores- Apocalipse em curso-, mas ainda não é o fim : ”E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim.
Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores”. Marcos 13: 7,8. Mas o fim está próximo. A nossa alegria é saber que Deus e os que estão nEle, vencem no final. Tome uma decisão.

3- Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.  

Amar ao próximo é o segundo maior mandamento da Bíblia, depois de amar a Deus sobre todas as coisas . Ser é mais do que ter. Sempre. Em uma sociedade com valores invertidos, busque a Deus. E ame ao próximo! ” O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”. Provérbios 9:10.

4- Creia na cura. Tenha fé. Tenha esperança. Pense positivo.

‘ ”E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. 2 crônicas 7: 14 .

5Cuide de quem você ama.

Fique em contato com as pessoas que você ama e cuide delas, mesmo que seja pela internet. Telefone, mande uma mensagem fofa, dê uma palavra de animo e esperança aos que precisam, se ofereça para fazer compras de supermercado ou farmácia para o seu vizinho idoso ou para aqueles que têm problemas de saúde crônicos, como diabetes, pressão alta, asma, ou a imunidade baixa, ajude como puder. A conversa por vídeo pode ser uma forma de amenizar a falta de convívio pessoal e diário. Inove!

6 Aproveite para rever valores e conceitos.

A humanidade está doente e precisa parar para refletir, precisa mudar.

7- Cuide da natureza e dos animais.

A quarentena mundo afora já deixou as cidades, rios e mares sem muito lixo e poluição, alguns animais já estão aparecendo no canal de Veneza e também em algumas praias. Natureza perfeita de Deus. Gratidão. Que o ser humano seja capaz de cuidar e tratar com respeito a natureza e os animais quando tudo isso passar.

8- A provação ensina lições que não aprenderíamos de outra forma.

Essa pandemia já está nos instruindo diariamente, pois a tribulação e os momentos de dor ensinam, aprimoram o nosso caráter, trazem amadurecimento e nos tornam pessoas melhores. ” ” E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8: 28

9- Não fique ansioso em relação ao futuro. Deus está no contole!

”Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. Mateus 6: 26-34

Ame o Brasil, seja patriota e respeite o nosso Presidente Jair Bolsonaro. As autoridades são constituídas por Deus. Romanos 13: 1-2

10- Não fique com medo, ame.

”No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”. 1 João 4: 18. ”E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria”. 1 Coríntios 13:2.
Nós vamos passar por essa pandemia, iremos vencer. Mantenha a fé. Que Deus nos proteja. Amém.

11- Agradeça ao invés de reclamar.

Agradeça pelo que você tem, não pelo que está faltando. Você já tem a vida. Sorria. Eu sempre agradeço por tudo,- de vez em quando reclamo também,- sou humana. A gratidão transforma, abençoa. Seja grato por tudo. Por estar vivo, por ter alimento na mesa, por ter onde morar, o que vestir, por ver o sol nascer. Nos últimos dias de quarentena, uma coisa tem me feito feliz: a live* dos meus amigos de banda nas redes sociais. Música faz bem para a alma, sempre. Muito obrigada, amigos queridos! Gratidão. Em breve nos veremos pessoalmente. A todos, desejo que após esse período de confinamento, as pessoas possam se encontrar pessoalmente com carinho, amor, dar muitos abraços apertados e que elas estejam espiritualmente mais fortes! bjs.


Fotos: Internet/ Reprodução.

Curta Passaporte Cultura

Foi editora e responsável pela criação da Revista ‘Viver Nutrilite’ e redatora da BCS Comunicação. Trabalhou como repórter freelancer para diversos veículos de comunicação cobrindo shows internacionais, nacionais e eventos. Foi Assessora de Imprensa nas áreas de beleza, moda, saúde e bem-estar na Papiro Comunicação e Know How Comunicação. Foi Assessora de Imprensa da Ana Massella Dermatologia e Clínica Estética. Atualmente é editora de conteúdo do site Passaporte Cultura e repórter colaboradora do Site Gossip. Jornalista por formação, cidadã do mundo e de bem com a vida. Apaixonada por Deus, viagens, Bon Jovi, cinema e séries, SPFC, rock, Dalí e Ayrton Senna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *