Arte

Tango: Conheça os benefícios da dança e confira cenas inesquecíveis do cinema.

By  | 

Por Claudia Skobelkin e Vivo Mais Sustentável.
Fotos: Reprodução/Internet.

Por Vivo Saudável.

Você está procurando uma atividade para melhorar a forma física, conquistar bem-estar e de quebra esquentar a relação com o parceiro? Então o tango é a pedida certa para você. Conhecida por sua postura firme e seus passos sedutores, essa dança traz benefícios para a saúde física, mental e social.
Além de ser um exercício para fortalecer os músculos, melhorar o condicionamento físico e aumentar a autoestima, a dança argentina também proporciona momentos de diversão e descontração para os participantes.

Benefícios de dançar tango.

Hoje em dia o tango é visto como um show de entretenimento, com passos rápidos e executados por artistas profissionais. Mas existe também a modalidade social, que permite que qualquer pessoa aprenda a dança argentina. Os movimentos trabalham o corpo de forma espiral, induzindo um alongamento que dá mais espaço às articulações.
Esse movimento se inicia na região dos ombros, passa pela bacia e chega aos pés, percorrendo todo o eixo vertical da parte de cima do corpo. Com isso, melhora a postura e tonifica os músculos, ajudando também no desenvolvimento do sistema circulatório e cardiovascular.
A modalidade alivia o estresse e a ansiedade, pois libera endorfina e relaxa o corpo e a mente. Ajuda, ainda, na capacidade de concentração e proporciona a interação com outras pessoas, melhorando o trabalho em equipe e o respeito ao outro.

tango promove a desinibição e a autoconfiança, aumenta a autoestima e melhora o equilíbrio, a estabilidade, a flexibilidade e a coordenação motora.
Além de todos esses benefícios para a saúde, também é uma forma de melhorar a relação.
A dança pode ser usada para seduzir o parceiro, ou ainda como uma atividade de lazer para fazerem juntos, aproximando ainda mais o casal.
É considerada revigorante e aumenta a paixão,, esquentando o relacionamento e descobrindo novas habilidades.

os 5 melhores filmes de dança com tango

Conheça as origens da dança.

O tango surgiu no final do século 19, nas periferias da Argentina. As suas origens estão ligadas aos prostíbulos e bordéis de Buenos Aires, onde havia grande presença masculina de imigrantes europeus.
Com a mistura de várias sonoridades e ritmos de danças de salão, essa modalidade logo conquistou as classes do país e chegou até a Europa.
Os acordes e melodias eram produzidos por violão, violino e flauta, que depois foi substituída pelo tradicional bandoneon. A música tem características de tristeza e saudade, trazendo um ar de nostalgia para a dança, que é interpretada com muito sentimento pelos bailarinos.

Em geral, o ritmo é dançado em linha (ronda), com uma postura cerrada, peito com peito, ou face encostada. No entanto, atualmente existem variações do tango que permitem dançar numa posição mais aberta e livre, possuindo influência de outros ritmos.
De qualquer maneira, o que não muda é que essa dança continua emocionante e arranca suspiros até mesmo de quem assiste.

Por Claudia Skobelkin
Cenas inesquecíveis de tango no cinema.

Como boa cinéfila que sou, eu não poderia finalizar esse texto sem relembrar de alguns momentos maravilhosos do tango no cinema, ainda mais considerando que eu sou filha de uruguaio e em Montevidéu a cena do tango também é forte. Escolhi as 5 melhores danças de tango que eu vi e que me emocionaram, todas tiradas de filmes sensacionais que eu recomento e muito. Se joga!

1- Scent of a Woman- Perfume de Mulher.

Fico com a definição dada pelo jornal A Folha de São Paulo para essa cena, que é simplesmente perfeita.: ”Al Pacino dança em um restaurante, enquanto mostra a Chris O´ Donnel como seduzir e conquistar uma mulher usando outros sentidos que não a visão”. Matador!

-2- Moulin Rouge ( Amor em vermelho)

É complicado falar de Moulin Rouge sem ser imparcial, pois é o terceiro filme que eu mais gosto. Filme excelente que reúne uma linda e trágica história de amor com o melhor da arte: música, dança e teatro. Musical dos bons. E claro, ainda conta com uma cena de tango intensa, envolvente e de tirar o fôlego.

3- Take the Lead (Vem Dançar)-

Quer aprender a dançar tango com o Antonio Bandeiras? 🙂

4- Shall We Dance- ( Vamos dançar?)

A emoção do tango é única. Cena tocante com Richard Gere e Jennifer Lopez

5- Easy Virtue. ( Bons Costumes)

Fabuloso! Bravo! Passionate!

Foi editora e responsável pela criação da Revista ‘Viver Nutrilite’ e redatora da BCS Comunicação. Trabalhou como repórter freelancer para diversos veículos de comunicação cobrindo shows internacionais, nacionais e eventos. Foi Assessora de Imprensa nas áreas de beleza, moda, saúde e bem-estar na Papiro Comunicação e Know How Comunicação. Foi Assessora de Imprensa da Ana Massella Dermatologia e Clínica Estética. Atualmente é editora de conteúdo do site Passaporte Cultura e repórter colaboradora do Site Gossip. Jornalista por formação, cidadã do mundo e de bem com a vida. Apaixonada por Deus, viagens, Bon Jovi, cinema e séries, SPFC, rock, Dalí e Ayrton Senna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *