Música

Viva Wander Taffo: Confira os melhores momentos do tributo ao guitarrista.

By  | 

Por Simone Robles. Fotos: Simone Robles/Edu Lawless/Fatima Taffo/Divulgação. Vídeo: Marco Bavini.

Na ultima quinta, 10, foi realizado no Teatro Opus, em São Paulo, o quinto tributo ao guitarrista Wander Taffo. O evento conseguiu ser ainda mais emocionante do que os anteriores, pois marcou 10 anos da época em que o músico levou sua rosa branca por toda a eternidade.

No dia 14/05/2008 os brasileiros acordaram com a triste notícia de que um dos melhores guitarristas do mundo tinha partido, vitimado por um infarto fulminante e desde então, sua irmã gêmea, produtora e compositora Fatima Taffo (Fafau) tem se empenhado para manter viva toda a carreira e legado do mestre. O evento também contou com a produção de Cezar Ribas, que ajudou a viabilizar o espetáculo.

No ano passado Fafau lançou uma campanha de financiamento coletivo intitulada “Viva Wander Taffo” para arcar com os custos do tributo e de uma coletânea que disponibiliza toda a obra do guitarrista, para alegria dos fãs. O projeto traz um pen drive na forma de rosa branca que vai dentro de uma capa de um disco de vinil. Ele contêm áudios de um show ao vivo do Taffo realizado em 1992, todas as músicas da banda, além de videoclipes, vinhetas de rádios, entrevistas e depoimentos.

Tributo.

A banda de abertura foi a paulistana Trezzy, grupo liderado pelo vocalista Joonior Joe e que vem crescendo a cada dia no cenário do rock´n roll brasileiro.O show começou às 21h. Escolha perfeita, banda maravilhosa. O disco de estreia, Circo XIII, cantado em português e que passeia entre o hard rock e o heavy metal,teve boa aceitação da crítica e do público e eu posso afirmar que é um dos melhores que eu, Claudia Skobelkin, escutei em 2017 (data do lançamento). Destaque para a linda canção ”Frio”, que fez parte do show de 40 m do conjunto, além das músicas” Suas Certezas”, ” Sombras”, ”Circo”, ” Manipula”, ” Sem Razão” e ” E agora que terminou?”. Foi evidente a empolgação da plateia durante a apresentação dos artistas. Trezzy fez questão de agradecer a oportunidade e homenagear Wander Taffo. O local escolhido para o show foi certeiro:. som e iluminação excelentes.

Banda Taffo no camarim do Dama Xoc após um show em 1990. Saudade dessa época.

Em seguida subiram ao palco o locutor da Rádio Kiss Walter Ricci e Fátima Taffo. Eles sortearam vários brindes, entre eles um ingresso para o show do Ozzy Osbourne, realizado no último domingo, 13, em SP. Na sequência foi apresentado um vídeo mostrando a trajetória de Wander Taffo e sua importância na história da música, dando início ao tributo, às 22h. Como sempre, Fátima Taffo escolhe os melhores músicos do país para cada tributo. Além da formação original do Taffo, composta por Marcelo Souss (Taffo) no teclado, Ivan Busic (DR. SIN, Platina,Taffo,Busic) na bateria e Andria Busic (DR. SIN, Platina, Taffo, Busic) no baixo, o evento reuniu Edu Ardanuy(DR. SIN, A chave, Tork),  na guitarra e Demian Tiguez (Anjos de Resgate), na guitarra, Marco Bavini, (Anjos da Noite, Tork, Sérgio Reis e Bavini), no vocal, Maurício Gasperini (Rádio Táxi) no vocal e Lívia Dabarian (teatro musical),no vocal, Fábio Zaganin ( Anjos da Noite, professor do EM&T), entre outros. Os irmãos Busic e Edu Ardanuy formaram o DR. SIN logo após o término do Taffo e Ardanuy era o guitarrista nacional favorito de Wander. Pensa em uma ”família” reunida no palco. Como dizia o homenageado da noite: ” Alegria solta pelo ar”.

” Olhos de Neon”, um grande hit do Taffo e que não saia da grade da MTV- na época em que a Emissora ainda tocava música e era legal-, foi a primeira música do show e já emocionou a plateia de cara, formada tanto pela geração que acompanhou o guitarrista nas casas de shows como Dama Xoc e Aeroanta ( década de 90) quanto adolescentes/ jovens que graças à Deus terão boa referência musical brasileira no pop e no rock.

Do primeiro álbum Taffo foram executadas as canções ” Pra Dizer Adeus”- a minha preferida-, ‘Nossos Erros’ (tocante na voz de Bavini) e ‘Luna Caliente’. A emoção, a descontração e a química no palco entre os músicos tornaram o show intimista e especial, parte também da magia que é uma gig produzida em teatro, vamos combinar. Ao contrário de alguns ídolos de rock das décadas de 80 e 90, os nossos ‘meninos’ -que também iniciaram suas carreiras nesse período-, estão cantando cada vez melhor: Mauricio Gasperini, Andria busic, Marco Bavini, Ivan busic e Joonior Joe deram uma aula de técnica, vocal, timbre, drive e carisma.  A”cozinha” perfeita dos irmãos Busic também foi destaque. E o que falar de Ardanuy ? Disparado o melhor guitarrista tupiniquim com seus solos, composições, técnica e feeling. O cara é o Jedi da guitarra!

Confira um trecho de Luna Caliente.

 

O ponto alto da noite foi durante a música ” Me dê sua mão’. Andria nem precisou cantar muito, pois a voz do público era ”maior” e o público ficou em pé para aplaudir. Aliás, a galera deveria ter se levantado desde a primeira música, show de rock não combina muito com pessoas sentadas, certo?

Da voz de Gasperini vieram as inesquecíveis canções do Rádio Táxi: ” Você se esconde”, ” Garota Dourada” e ” Nova Geração”.

Enquanto eles conversavam com o público,os artistas deram alguns depoimentos: Gasperini falou como foi convidado para integrar o Rádio Taxi, Ivan deu detalhes de como foi a primeira vez que ouviu ‘Você se esconde’ e Bavini contou como conheceu Wander Taffo.

Do álbum Rosa Branca os músicos apresentaram ” Sonhos e rock´n roll (Se houve uma revolução que fez do amor sua razão,
cabelos compridos, sonhos e rock ‘n’ roll)”, ”Vento sul”, ”Sem tempo pra sofrer” e ‘ Alquimista’.  Lívia dividiu os vocais com Ivan Busic na romântica Deja vu. Eu ( Simone) confesso que chorei.

”Rosa dos Ventos” foi outra música que marcou a festa. Ela ganhou uma nova versão de estúdio e videoclipe em 2018 para entrar no pendrive, que você pode conferir abaixo. Ficou linda!

Foi uma noite de reencontros, nostalgia e contentamento. Vale ressaltar que músicos de bandas que marcaram a cena underground de rock paulistana na década de 80/90 também marcaram presença, como Luiz Sacoman ( Cavalo Vapor, Plexiheads), guitarra e Nando Fernandes, ( Cavalo Vapor, Rádio Show), vocal, entre outros.

Após o espetáculo os músicos receberam amigos e fãs no camarim para distribuir autógrafos, bater fotos e conversar. Bela maneira de encerrar a noite. Quer dar uma espiada no que rolou no ensaio e na passagem de som? O canal ” Pergunte pro Canguru liberou esse conteúdo. Confira abaixo.

E a gente fica aqui esperando o próximo evento, hein? Enquanto esse dia não chega, vai dar para curtir os melhores momentos do tributo pela internet. É que a equipe de filmagem, liderada por Michel Camporeze Téer, em breve disponibilizará tudinho na rede, no canal do projeto, aqui. Oba!

Colaborou nessa matéria: Claudia Skobelkin.

Sobre Wander Taffo.

Wander Taffo foi um dos músicos mais importantes e expressivos do rock no Brasil. Ícone e virtuose da guitarra, Taffo fez parte de várias bandas que introduziram o rock no cenário musical brasileiro como Made In Brasil, Joelho de Porco, Gang 90, além da conhecida banda Radio Taxi, da qual foi fundador.
Tocou com artistas como Rita Lee, Cássia Eller, Marina Lima, Guilherme Arantes e teve também um trabalho solo (Taffo) que rendeu dois discos de vinil, Wander Taffo e Rosa Branca, fazendo inclusive turnês internacionais, além de ter realizado shows nas melhores casas de São Paulo.

Paralelamente, fundou a EM&T, escola de música e tecnologia, detentora de vários prêmios como melhor escola de música da América Latina, mas veio a falecer em 2008, vítima de um infarto fulminante.

Confira o set list do show.

PRA DIZER ADEUS
OLHOS DE NEON
VOCÊ SE ESCONDE
GAROTA DOURADA
NOVA GERAÇÃO
SEM TEMPO PRA SOFRER
DIAS DE GLÓRIA
FECHA OS OLHOS
ALQUIMISTA
VENTO SUL
NOSSOS ERROS
PODER
ME DÊ SUA MÃO
SONHOS E ROCK AND ROLL
ROSA DOS VENTOS/ DEJA VU

BIS

NIGHTCHILD

Foi editora e responsável pela criação da Revista ‘Viver Nutrilite’ e redatora da BCS Comunicação. Trabalhou como repórter freelancer para diversos veículos de comunicação cobrindo shows internacionais, nacionais e eventos. Foi Assessora de Imprensa nas áreas de beleza, moda, saúde e bem-estar na Papiro Comunicação e Know How Comunicação. Foi Assessora de Imprensa da Ana Massella Dermatologia e Clínica Estética. Atualmente é editora de conteúdo do site Passaporte Cultura e repórter colaboradora do Site Gossip. Jornalista por formação, cidadã do mundo e de bem com a vida. Apaixonada por Deus, viagens, Bon Jovi, cinema e séries, SPFC, rock, Dalí e Ayrton Senna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *